Manuel Rei - Peritagens Têxteis    
     
Empresa
Serviços
Parceiros
Clientes
Conteúdos
Perguntas frequentes
Fibras têxteis adoptadas na UE
Denominações de fibras não-naturais
Códigos mecanográficos
Contactos
 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 
Perguntas frequentes

> O que se entende por fibras têxteis artificiais?
> O que se entende por fibras têxteis sintéticas?
> O que se entende por fibras polinósicas?
> Quais são as principais vantagens da utilização em vestuário de fibras naturais de origem vegetal?
> Como é que se faz uma análise quantitativa de uma mistura algodão/linho?
> O que se entende por lã Merino?
> O que se entende por lã virgem?
> É possível distinguir lã de outros pêlos de animal, por exemplo: caxemira, moer, alpaca, lama e vicunha?
> Como se distingue a fibra modal da fibra de viscose?
> O que se entende por tecido Shantung?
> “Spandex” é uma marca comercial de elastano tal como, por exemplo, a “Lycra”?
> Os fios têxteis perdem sempre resistência com o processo de enobrecimento?

O que se entende por fibras têxteis artificiais?
São fibras produzidas pelo homem a partir de polímeros naturais (polímeros existentes na natureza), transformados por acção de reagentes químicos para fabricar fibras. Porém, as fibras podem ficar exactamente com as mesmas moléculas dos polímeros que lhes deram origem ou ficar com as moléculas alteradas.

O que se entende por fibras têxteis sintéticas?
São fibras produzidas pelo homem a partir de polímeros sintéticos, obtidos através de síntese química, a partir do petróleo (indústria petroquímica) e a partir do carvão (indústria carboquímica, de reduzida importância a partir dos anos 60 na indústria de fibras). Podem também ser de origem inorgânica.

O que se entende por fibras polinósicas?
Polinósica é a denominação não regulamentada de “uma fibra de celulose regenerada que se caracteriza por um alto módulo inicial em húmido e por um relativamente baixo grau de inchamento em soluções alcalinas”. Estas são basicamente as características da fibra modal.

Quais são as principais vantagens da utilização em vestuário de fibras naturais de origem vegetal?
É principalmente o conforto que as mesmas transmitem, devido fundamentalmente à elevada taxa de absorção de humidade que possuem. Conseguem-se artigos frescos no verão e quentes no inverno (recorrendo a artigos cardados).

Como é que se faz uma análise quantitativa de uma mistura algodão/linho?
Se o produto for um tecido com os fios de uma direcção em linho e os fios da outra direcção em algodão ou uma malha às riscas com os fios de diferentes cores com diferente composição, procede-se à realização do ensaio por separação manual. Se se tratar de uma mistura íntima, tem que se fazer o ensaio por contagem e medição no microscópio, pois, trata-se de fibras com a mesma natureza química que não é possível separar quimicamente.

O que se entende por lã Merino?
A lã merino é feita dos graus mais finos da lã de ovelha da raça Merino, isto é, valores que podem ir até 15-16 mícron. É conhecida por conferir aos artigos suavidade e conforto. Merino Extrafine é uma lã especialmente seleccionada, usada em tecidos da mais alta qualidade para fatos de homem.

O que se entende por lã virgem?
Designa-se por lã virgem a lã que é extraída por corte do velo do carneiro quando se encontra vivo. Salienta-se que a lã pode ser reciclada (quando entra na manufactura dos produtos pela segunda vez) ou lã extraída por processos químicos (quando é extraída do velo dos carneiros por processos químicos após morte do animal).

É possível distinguir lã de outros pêlos de animal, por exemplo: caxemira, moer, alpaca, lama e vicunha?
Sim. Mas, somente através de microscopia electrónica de varrimento é que é possível distinguir e identificar com precisão estas fibras, através de quatro propriedades, a saber:

  • forma das escamas
  • espessura das escamas
  • nº de escamas por unidade de comprimento
  • diâmetro médio das fibras

Como se distingue a fibra modal da fibra de viscose?
Somente pelas características mecânicas. Existem duas condições que as fibras de modal têm de obedecer.

O que se entende por tecido Shantung?
Trata-se originalmente de um tecido produzido de seda tussah (seda selvagem), proveniente da região chinesa de Chang Toung. É um tecido rústico mas elegante. Actualmente o termo é extensível a todo o tecido em seda ou noutro material, que reproduza o aspecto irregular (grossuras) característico desta fibra.

“Spandex” é uma marca comercial de elastano tal como, por exemplo, a “Lycra”?
Não. Spandex é a denominação adoptada pela FTC (Federal Trade Commission) para as fibras elastómeras nos Estados Unidos, isto é, significa a mesma coisa que a denominação elastano representa para a BISFA e União Europeia.
A “Lycra” sim, é a marca comercial do elastano desenvolvida pela DuPont e actualmente propriedade da Invista.

Os fios têxteis perdem sempre resistência com o processo de enobrecimento?
De um modo geral sim, uma vez que os fios diminuem normalmente a sua força de rotura entre o estado cru e o estado acabado.
Porém pode acontecer, nalguns casos, não haver perda de tenacidade, devido a várias causas, como por exemplo, aumento de espessura do fio, variação na torção, percentagem de humidade, etc. Todavia, para esta situação acontecer as condições do processo de enobrecimento terão, necessariamente, de ter sido pouco agressivas para o substrato têxtil.
 

     
  desenvolvido por: OXYS